ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS

ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS

Por Agência Eleva abril 06, 2018

ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS

 

Até poucos anos atrás as estratégias de marketing para pequenas empresas, se restringiam pelos meios físicos.

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Ou seja, com pouco dinheiro para investir, era preciso fazer anúncios em listas telefônicas, classificados e apenas um ou outro empresário, se arriscava a algo maior.

 

Como uma campanha curta em outdoor, anúncios em alguma estação local de rádio, quem sabe, uma meia página de revista semanal.

 

Hoje, este cenário pode ser completamente diferente, dependendo apenas, das pequenas empresas compreenderem o potencial da internet.

 

Mais do que isso, compreenderem que o marketing digital é tudo que sempre desejaram, mas, não podiam ter.

 

Acesso direto as pessoas com maior potencial de se tornarem clientes! Mas, talvez, seja mais fácil construir alguns exemplos para explicar isso.

 

Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas: o Básico

 

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Lavagem de carros, foodtrucks, pizzarias, lojas de armarinhos, salões de beleza, serralherias, marcenarias…

 

Não importa qual seja o seu negócio, nem o tamanho dele, as campanhas digitais podem custar apenas, o que você pode investir.

 

Então, vamos escolher um dos negócios citados: o salão de beleza. Curiosamente, quase todos tem uma fanpage no Facebook.

 

Ou seja, a maioria dos proprietários já entendeu que seu negócio precisa estar representado na maior rede social do planeta.

 

Este é um bom primeiro passo, mas, uma fanpage por si mesma, não atrai novos clientes, é preciso postar conteúdo relevante, com frequência.

 

E como fazer isso, quando todos os outros salões fazem a mesma coisa?

 

Quando um salão da Bahia, está concorrendo para atrair a atenção de uma cliente paulista, com outro salão, de Santa Catarina.

 

Ninguém ganha nada neste processo e é por isso, que existe o Facebook Ads, uma maneira simples de direcionar campanhas, através de estratégias de marketing.

 

Para resumir a ideia, quem são as clientes daquele salão baiano?

 

  • São mulheres, porque neste exemplo, o salão não é unisex;

 

  • Tem padrão aquisitivo alto, porque o salão é voltado para a exclusividade;

 

  • Obviamente, são pessoas que podem se deslocar até o salão.

 

Vamos parar por aqui, porque é apenas um exemplo inicial. O que este salão específico busca?

 

Mulheres de uma determinada região da Bahia, com poder aquisitivo alto e também, gosto pela arte dos salões.

 

Todas estas características, são fáceis de identificar para o Facebook. Porque seu sistema sabe onde as pessoas estão, quanto ganham, do que gostam e assim por diante.

 

Portanto, a primeira das possíveis estratégias de marketing para pequenas empresas, é aprender a utilizar o Facebook Ads.

 

Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas: Mudando o Cenário

 

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Apenas para variar um pouco, vejamos o caso de uma marcenaria, quem são seus clientes? Novamente, precisamos definir o público.

 

Mas, neste caso, a marcenaria pode entregar seus produtos em qualquer lugar do Brasil, então, como fazer uma campanha focada no Facebook?

 

Como separar o público? Quem acabou de se mudar? Pelo gosto por decoração? Este exemplo é ótimo, porque deixa bastante claro um ponto fundamental.

 

As estratégias de marketing para pequenas empresas dependem de uma visão muito clara sobre o próprio negócio. É preciso:

 

  • Conhecer o mercado;

 

  • Saber como o seu produto se encaixa nele;

 

  • Quem são as pessoas propensas a se tornarem clientes;

 

  • Quanto ganham;

 

  • Onde moram;

 

  • E quanto mais souber, melhor…

 

Mas, o que acontece quando você sabe que seu negócio pode atingir milhões de pessoas?

 

Neste caso, é hora de montar campanhas abrangentes no Facebook Ads ou, partir para a segunda parte das estratégias de marketing para pequenas empresas.

 

Montar um blog, canal no YouTube, enfim, produzir conteúdo relevante, para atrair pessoas interessadas, em todos os meios possíveis.

 

Nesta etapa, você não quer necessariamente vender, quer juntar audiência, pessoas interessadas em suas dicas e conteúdos em geral.

 

Porque isso pode lhe dar acesso aos seus e-mails e quem sabe, em pouco tempo, seu negócio passe a ter muitos seguidores.

 

Novamente, é apenas um exemplo rápido, mas, suficiente para dar uma ideia geral do cenário atual.

 

Então, vamos amarrar estas duas pontas, para entender a grande estratégia, da qual estamos falando.

 

Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas: Amarrando as Pontas

 

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Todo internauta tem interesses diversos na rede, gosta de músicas, lê notícias, procura tutorias, faz outras buscas no Google, acompanha sua timeline em redes diferentes…

 

A melhor estratégia para uma pequena empresa, de qualquer ramo, é estar presente em vários destes pontos, tendo:

 

  • Blog com dicas e outros conteúdos relevantes;

 

  • Canal no YouTube;

 

  • Anúncios pagos no Facebook Ads ou no Google AdWords;

 

  • E-mail marketing para se relacionar com os clientes em potencial…

 

Parece muita coisa e certamente, existem outras e também, muitos detalhes técnicos, que não temos espaço para tratar, apenas neste artigo.

 

Mas, uma coisa que todas estas possibilidades têm em comum, é serem baratas. Mais do que isso, serem capazes de algo que nenhum anúncio de marketing tradicional, jamais foi.

 

Podem chegar nas pessoas certas, na hora certa; ou porque foram direcionadas, ou porque estas pessoas estavam procurando por aquele conteúdo específico.

 

Como dissemos, este artigo não encerra todas as opções, serve apenas para dar um vislumbre das estratégias de marketing para pequenas empresas neste século.

 

Serve, para que os pequenos empresários que estão lendo, se sintam encorajados a se informar e experimentar.

 

Tanto porque são ferramentas mais baratas que o marketing tradicional, quanto porque também tem maior potencial de retorno.

 

Bom agora que já mostramos um pouco das estratégias de marketing digital para pequenas empresas, você pode contar com nossa consultoria especializada em ajudar pequenas empresas a vender mais e atrair mais clientes através de estratégias eficientes de marketing digital, que compreendem todo seu cenário, como porte do seu negócio, consumidor e mercado no geral.

 

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